quinta-feira, 17 de abril de 2008

Martin Luther King, Jr - Biografia






Martin Luther King nasceu em Atlanta Georgia, em 15 de janeiro de 1929 em uma família de negros americanos de classe média. Seu pai era pastor batista e sua mãe era professora. Aos 19 anos King foi ordenado pastor batista. Mais tarde, formou-se no Seminário Teológico de Crozer e então cursou seus estudos de pós-graduação na Universidade de Boston.

Seus estudos o levaram a explorar as idéias do nacionalista indu Mohandas K. Gandhi, que se tornaram o centro de sua filosofia de protesto não violento.

Enquanto esteve em Boston casou-se e, em 1954, tornou-se pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama. Como presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou um boicote contra a segregação no transporte público. Durante este boicote, que durou um ano, King teve sua casa bombardeada. Muitos atentados foram feitos contra a sua vida e ele foi preso diversas vezes. Apesar disso, o boicote obteve sucesso e terminou com um mandato da suprema corte proibindo toda e qualquer segregação no transporte público da cidade. Obtendo o respeito de todos, King tornou-se um líder dos negros americanos na sua luta por seus direitos civis. King conseguiu convencer a maioria dos negros que era possível haver igualdade social mantendo-se o respeito à mensagem de amor da Bíblia.

Em 1963 liderou um movimento massivo pelos direitos civis no Alabama, organizando campanhas por eleitores negros, dessegregação, melhores condições de moradia e educação por todo o sul. A não-violência tornou-se sua maneira de demonstrar resistência. Foi novamente preso diversas vezes. Neste mesmo ano liderou a histórica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso "I have a dream"("Eu tenho um sonho"). Em 1964 foi premiado com o Nobel da Paz. Em 1967 King uniu-se ao Movimento pela Paz no Vietnam, o que causou um impacto negativo entre os negros. Outros líderes negros não concordaram com esta mudança de prioridades dos direitos civis para o movimento pela paz.

O discurso de Martin Luther King na véspera do seu assassinato é uma mensagem de esperança aos seus irmãos negros, em um país dominado pelo racismo. Em seu discurso ele diz: "Temos de enfrentar dificuldades, mas isso não me importa, pois eu estive no alto da montanha. Isso não importa. Eu gostaria de viver bastante, como todo o mundo, mas não estou preocupado com isso agora. Só quero cumprir a vontade de Deus, e ele me deixou subir a montanha. Eu olhei de cima e vi a terra prometida. Talvez eu não chegue lá, mas quero que saibam hoje que nós, como povo, teremos uma terra prometida. Por isso estou feliz esta noite. Nada me preocupa, não temo ninguém. Vi com meus olhos a glória da chegada do Senhor".

No dia seguinte ao discurso cheio de premonições, Dr. King foi assassinado por um homem branco. Em 4 de abril de 1968 King foi baleado e morto em Memphis, Tenessee, por um branco que foi preso e condenado a 99 anos de prisão.

O princípio fundamental da Declaração da Independência Americana é "Todos os homens são iguais". Alguns dias após a morte de Martin Luther King, o presidente Lyndon Johnson assina uma lei acabando com a discriminação social. O sonho de uma sociedade mais justa de milhões de negros americanos.

Em 1983, a terceira segunda-feira do mês de janeiro foi decretada feriado nacional em homenagem ao aniversário de Martin Luther King Jr.'s. Sua memória é um vibrante símbolo da luta contra o racismo.

Cem anos depois da abolição da escravatura, quando os negros americanos ainda não tinham plenos direitos, Martin Luther King conseguiu que sua causa saísse vitoriosa.


U2 - Pride (In The Name Of Love)

ONE MAN COME IN THE NAME OF LOVE
ONE MAN COME AND GO
ONE MAN COME HE TO JUSTIFY
ONE MAN TO OVERTHROW

IN THE NAME OF LOVE
WHAT MORE IN THE NAME OF LOVE
IN THE NAME OF LOVE
WHAT MORE IN THE NAME OF LOVE

ONE MAN CAUGHT ON A BARBED WIRE FENCE
ONE MAN HE RESIST
ONE MAN WASHED UP ON AN EMPTY BEACH
ONE MAN BETRAYED WITH A KISS

IN THE NAME OF LOVE
WHAT MORE IN THE NAME OF LOVE...

EARLY MORNING APRIL FOUR
A SHOT RINGS OUT IN THE MEMPHIS SKY
FREE AT LAST
THEY TOOK YOUR LIFE
THEY COULD NOT TAKE YOUR PRIDE


IN THE NAME OF LOVE
WHAT MORE IN THE NAME OF LOVE...


TRADUÇÃO: Orgulho (Em Nome do Amor)

Um homem veio em nome do amor
Um homem veio e foi
Um homem veio ele para justificar
Um homem para subverter

Em nome do amor
O que mais em nome do amor
Em nome do amor
O que mais em nome do amor

Um homem foi pego numa cerca de arame farpado
Um homem ele resiste
Um homem lavado numa praia vazia
Um homem traído com um beijo

Em nome do amor
O que mais em nome do amor
Em nome do amor
O que mais em nome do amor(ninguém como você...)

Manhã cedo,
4 de Abril tiros zumbem nos céus de Menphis
Livre ao final, eles pegaram a sua vida
Eles não poderiam pegar o seu orgulho

Em nome do amor
O que mais em nome do amor
Em nome do amor
O que mais em nome do amor
Em nome do amor
O que mais em nome do amor...

Nenhum comentário: